Você esta aqui:
  • SEMMA
  • »
  • »
  • Prefeitura lança Campanha “Cacoal sempre limpa”

Prefeitura lança Campanha “Cacoal sempre limpa”

13 de junho de 2019 | Vilmar Kemper

A Prefeitura Municipal de Cacoal lança a Campanha ‘Cacoal Sempre Limpa’, com foco na prevenção das doenças e manutenção da cidade limpa, com retirada de entulhos, orientações aos moradores sobre limpeza de terrenos e sobre prevenção à dengue e outras doenças. O lançamento será nesta segunda-feira, dia 17 de junho, às 9h, na rua Geraldo Cardoso Campos, n° 4870, no bairro Vitória (na entrada do bairro).

Os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias tem intensificado ações de orientação aos moradores, com relação à prevenção das doenças nos bairros. Caminhões serão disponibilizados para a retirada do lixo.

No dia 17 de junho (segunda-feira), a coleta será nos bairros Morada do Sol, Jardim Limoeiro, Parque dos Lagos, Morada Digna e Vitória. No dia 19 (quarta-feira) haverá coleta nos bairros Habitar Brasil, Motocross e Mutirão. A coleta nos demais bairros será divulgada por meio de panfletos, carro de som e nas redes sociais da prefeitura, pelo Facebook.

Os moradores deverão retirar lixo seco, principalmente móveis descartados, galhos de árvores, madeira e restos de materiais de construção, que devem ser colocados em frente às residências, nas datas e bairros divulgados. Fique atento aos dias e locais de coleta no seu bairro.

Prevenção à dengue

A preocupação com doenças é devido ao alerta da Vigilância em Saúde. A responsável pelo setor em Cacoal, Ivani Gromann, informou que no ano passado em Cacoal foram notificados 21 casos confirmados da dengue. Também houve 11 casos confirmados de Chikungunya e nenhum caso confirmado de Zika Vírus, apesar de ter havido suspeita da doença.

Este ano, de janeiro a abril foram notificados 50 casos suspeitos de dengue e 9 confirmados. Já a febre Chikungunya teve 9 casos confirmações. Com relação ao Zikavírus foram 16 casos suspeitos e 2 confirmados. Apesar da gravidade das doenças nenhum óbito foi registrado.

O risco de epidemia de dengue em Rondônia existe em 32 municípios. A doença é mais comum no período chuvoso, mas os ovos do mosquito pode ficar incubada durante meses, e eclodir na água quando chove. Os criadouros do mosquito Aedes Aegipty estão principalmente em vasos de plantas e outros recipientes que foram depósito de água. Além de barris, tonéis e frascos com água, bem como garrafas Pet e entulhos de locais onde há lixo acumulado.

Limpeza de rios

A prefeitura por meio da Defesa Civil, foi parceira de ação de limpeza do rio Tamarupá, realizada pela Facimed, recentemente foram retiradas duas toneladas de entulho das pontes sobre o rio, em diversos bairros. A Prefeitura também foi parceira da limpeza do rio Machado (Pesca Zero) realizada por voluntários.  Mais de duas toneladas de lixo foram retiradas do rio.  O coordenador da Defesa Civil, Pedro Buralli informou que também será feita a limpeza dos rios Salgadinho e do Pirarara.

Limpeza de terrenos e água servida

Para cumprimento à lei 073/PMC/1985, o Código de Posturas do Município, a Prefeitura, por meio do setor de Fiscalização de Obras e Posturas e a Vigilância Sanitária, tem feito a conscientização da comunidade através de notificações. Só no primeiro quadrimestre deste ano, de janeiro a abril, foram feitas mais de 500 notificações de terrenos com mato e sujeira.

O chefe de fiscalização de Obras e Posturas, Itamar Neris, informou que a ideia não é penalizar os donos de terrenos, mas em caso de não cumprimento haverá multas: “Quando o proprietário é encontrado ele tem de 10 a 15 dias para fazer a limpeza, sob pena de multa. Já quando o proprietário não é encontrado a notificação é enviada à Semma e as despesas lançadas no IPTU”, esclareceu.

Você é nosso parceiro nesta ação.

Prefeitura de Cacoal: ‘Mantenha a cidade limpa e evite doenças’.

Prefeitura de Cacoal

Categorias: Notícias